Área de atuação

Minha principal área de atuação e minha paixão é a Psicologia Clínica. Poder auxiliar pessoas a mudarem de vida e serem mais saudáveis emocionalmente me traz não somente realização profissional, mas pessoal. E a abordagem que escolhi para trabalhar com meus clientes foi a Terapia Cognitivo-Comportamental, carinhosamente chamada de TCC.

Me identifiquei muito mais com esta abordagem por uma série de fatores: é uma teoria bem estruturada (assim como as sessões); eu e o paciente somos um time, onde cada um tem 50% de participação no processo; é uma abordagem clara, onde sempre estou explicando os problemas e técnicas para que o paciente entenda o que está acontecendo (psicoeducação); o foco é encontrar soluções para o(s) problema(s) atual(s) e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que estão causando prejuízo; entre outros.

A TCC parte do princípio que não é a situação em si que te afeta, mas sim a maneira que você interpreta essa situação. Ou seja, o que vai determinar as suas emoções (raiva, tristeza, felicidade, etc.) e seus comportamentos (xingar alguém, p. ex.) é a maneira que você interpreta a situação que vivenciou.

Na psicoterapia, procuramos juntos compreender e conceituar suas crenças específicas e padrões de comportamento. Enquanto psicóloga, meu trabalho é produzir várias formas de uma mudança cognitiva (mudar pensamentos e sistema de crenças sobre si, os outros e o mundo), para que haja uma mudança comportamental e emocional duradouras.

A TCC é a abordagem psicológica com maior número de estudos e evidências científicas comprovando sua eficácia. E, comprovadamente, quando você aprende a avaliar seus pensamentos de forma mais realista e adaptativa, você conquista uma melhora significativa em seu estado emocional e nos seus comportamentos.

Autoconhecimento

Por que é essencial para a saúde emocional?

Autoconhecimento é você tomar consciência a respeito de você mesmo(a) , em todos os aspectos da sua vida. Seus valores; desejos e vontades; objetivos; o que te faz bem e o que não faz; como se sente em determinadas situações e saber nomear suas emoções; entre outras coisas.

Saber quem você é, o que você quer e como chegar lá, também fazem parte do autoconhecimento. E eu acredito que, quanto mais conhecimento você tem a respeito de si mesmo(a), mais fácil será tomar decisões; você se tornará mais resiliente, podendo conquistar mudanças comportamentais e emocionais mais duradouras.

Essa é uma chave importante para viver uma vida mais plena e feliz! E a psicoterapia é uma das formas mais eficazes de se autoconhecer. E vai ser um prazer fazer isso contigo!