Com certeza você já ouviu falar em coaching em algum momento, já que hoje em dia está bem em evidência. Mas você sabe como funciona um processo de coaching? E sabe se faz diferença passar por um processo de coaching com um psicólogo?
Bom, não vou entrar no contexto histórico, mas podemos dizer que considerando sua função, o coaching trata-se de uma prática do tempo dos filósofos gregos (claro que não com o termo coaching), já que estes estimulavam seus discípulos a obterem respostas a partir de perguntas e atividades reflexivas, utilizando bastante do diálogo e da motivação.
Primeiramente, o processo de coaching, diferente da psicoterapia, tem início, meio e fim. Através de ferramentas, técnicas e conhecimentos de diversas áreas, o coach (profissional habilitado) e o coachee (cliente) trabalham juntos para atingir o objetivo pré-estabelecido pelo cliente, seja ele profissional, pessoal, familiar, social, enfim. É um processo bem prático, de ações concretas, onde o cliente terá de realizar uma série de “tarefas” (ferramentas) em sessão e também em casa. E justamente para fazer o coachee sair da zona de conforto, do “eu preciso fazer” para o “eu estou fazendo”.
Assim como o treinador ajuda seus atletas com motivação, com técnicas e treinos específicos para obter o melhor desempenho destes, buscando assim, atingirem o objetivo principal, esse será o papel do coach num processo de coaching. O coach vai desafiar o coachee a identificar e utilizar o máximo de seu potencial para que ele possa ampliar e desenvolver suas habilidades comportamentais específicas para o objetivo final.
Podemos dizer que o coach é quem vai dar aquele “empurrãozinho” no cliente, ajudá-lo a sair do lugar em que se encontra e de fato começar a realizar as primeiras ações para, assim atingir as metas e alcançar o objetivo final. O coach vai ajudar a tornar o coachee mais motivado e preparado para passar por todo o processo, pois há um comprometimento em se produzir resultados a cada sessão.
Nem todas as pessoas podem passar por um processo de coaching, pois existem demandas que necessitam da indicação de psicoterapia. E esse é um ótimo benefício de se fazer coaching com um psicólogo, pois será feita uma avaliação inicial cuidadosa, que irá determinar se o cliente poderá passar por um processo de coaching e de fato se beneficiar dele, ou não. E se caso houver a indicação de um processo psicoterápico, poderemos iniciar com maior facilidade, pois já teremos uma relação cliente-profissional.
Minha formação é em Coaching Psychology, que se apropria de forma prática de todo conhecimento advindo da Psicologia, independente da abordagem teórica, utilizando metodologia, ferramentas e técnicas do coaching. É esse foco sobre a aplicação sistemática da Psicologia baseada em evidências que difere a prática do Coaching Psychology das demais práticas de coaching.
O Institute of Coaching da Harvard Medical School, descreve o Coaching Psychology (2015) como “a arte, a ciência e a prática de relações delineadas a promover mudança, crescimento e autorrealização”.
Quer atingir um objetivo e não está conseguindo sozinho? Eu posso te ajudar!
===========
Acompanhe meu conteúdo nas mídias sociais:
YouTube ➡ https://www.youtube.com/channel/UCzzel1kYCWvpX0hBXDTOK4Q?sub_confirmation=1
Facebook ➡ https://www.facebook.com/robertamartinesoficial/
Instagram ➡ https://www.instagram.com/robertamartinesoficial/
*A imagem pertence ao banco de imagens do Google.