Blog

Ansiedade e depressão: as doenças da vez

Olá, pessoal! Tudo bem?

Saúde mental

Recentemente eu fiz um curso rápido na PUC/RS online sobre produtividade, gestão do tempo e propósito. Foi um curso repleto de informações super enriquecedoras que quero compartilhar aos poucos com vocês, ao longo de vários vídeos e textos. Mas algo que me chamou muito atenção foi como esses três aspectos: produtividade, gestão do tempo e propósito (este mais especificamente no trabalho), estão diretamente ligados a nossa saúde mental.

Transtornos depressivos

Nesse curso foi bastante abordado sobre a epidemia de ansiedade e principalmente de depressão no mundo todo. A depressão é uma doença preocupante e necessita ser tratada. Falando de dados mais técnicos, segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que utilizamos na Psicologia e também na Medicina), existem vários tipos de transtornos depressivos.

Mas a característica comum desses transtornos é a presença de um humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas (ou seja, alterações físicas, como fadiga, falta de apetite, etc) e também alterações cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento da pessoa. Ela é fruto de um distúrbio no humor e provoca o desinteresse na realização de tudo que possa gerar prazer.

Muitas pessoas podem criticar dizendo que é frescura e até tentam ajudar a pessoa apenas com palavras de estímulo, mas ao se tratar da doença, é preciso procurar a ajuda de um psicólogo. Este distúrbio é de natureza neurológica, e, portanto, de longa duração, acompanhado dos sintomas específicos descritos no DSM-V.

Hoje, a doença número 1 no mundo são as doenças cardíacas, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 a depressão tomará esse lugar, significando que será o maior fardo na sociedade, econômica e sociologicamente falando. Por isso também, ela é considerada a doença mais incapacitante para o trabalho no mundo. Na verdade, há até quem diga que a depressão já é a doença número 1 hoje. E apesar de essa ser uma doença que pode ser prevenida, os países mais desenvolvidos gastam menos de 2% de seu orçamento nacional com cuidados da saúde mental da população. Isso não é nada!

Transtornos de Ansiedade

Outra doença muito comum hoje em dia são os transtornos de ansiedade, que como consta no DSM-V, também existem vários subtipos, mas todos compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados, afetando e prejudicando muito também o funcionamento do indivíduo.

Lembrando que ansiedade sozinha não é doença, é uma resposta natural orgânica a determinada circunstância ou situação pela qual passamos. Ansiedade crônica pode conduzir a um transtorno de ansiedade e aí é doença. Da mesma maneira a depressão; tendemos a usar o termo depressão para falar sobre o que estamos sentindo e às vezes nos encontramos tristes, melancólicos, angustiados, mas isso não significa que estamos realmente deprimidos.

E você sabia que entre depressão e ansiedade, são 500 milhões de pessoas afetadas no mundo e apenas 20% delas está em tratamento? Isso é muito pouco! Há muito sofrimento acontecendo no mundo todo e pouco está se fazendo para o tratamento dessas doenças e principalmente na prevenção delas.

Nos meus próximos vídeos, também vou falar a respeito de como nosso propósito de vida está diretamente ligado na prevenção e como ele pode ajudar no tratamento desses sintomas, depressivos e ansiosos, que podem vir a se tornarem doenças.

E você? Tem sofrido com sintomas depressivos e/ou ansiosos? E está prejudicando sua vida de uma maneira geral e te impedindo de fazer até as atividades mais simples? Então me manda uma mensagem para agendar uma avaliação inicial ou tirar qualquer dúvida que você possa ter. Vai ser um prazer te ajudar!

Até mais!

*As imagens pertencem ao banco de imagens do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *