Blog

É possível diminuir a ansiedade ouvindo música?

Se você está sempre ouvindo música, como eu, tem suas preferências dependendo do momento, certo?! Uma playlist para motivar na academia ou durante a corrida, outra para curtir enquanto dirige, enfim. As músicas podem mudar nosso humor, nosso estado mental e emocional.

E você sabia que existe uma playlist capaz de diminuir a ansiedade? Pois é! Em 2016, neurocientistas da Mindlab International na Inglaterra, desenvolveram uma pesquisa em que os participantes deveriam resolver enigmas que induziam um certo nível de estresse, o mais rápido possível, enquanto ouviam essas músicas selecionadas. Eles estavam conectados a sensores que possibilitavam aos pesquisadores medirem a atividade cerebral, além dos batimentos cardíacos, ritmo da respiração e pressão sanguínea de cada participante.

De acordo com a pesquisa, a música número um no ranking (“Weightless”, do grupo Marconi Union) resultou num estado maior de relaxamento entre os participantes, mais do que todas as outras. Essa música foi capaz de reduzir em 65% a ansiedade geral dos participantes e em 35% nas suas taxas de repouso fisiológicas usuais.

Na verdade, essa música foi feita justamente com esse objetivo. Em conjunto com um grupo de terapeutas do som, o grupo Marconi Union criou a música “Weightless”, que em inglês significa “sem peso”. As harmonias, ritmos e linhas do baixo cuidadosamente arranjadas ajudam a diminuir a frequência cardíaca do ouvinte, reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. O coordenador da pesquisa inclusive não recomenda que escutem essa música enquanto dirigem, pois ela foi tão eficaz que muitas mulheres ficaram sonolentas.

Nessa era de constante bombardeamento de informações, trabalho, etc, a ciência é clara: se quiser que seu corpo e sua mente durem mais, você precisa dá-los um descanso. E a música é uma maneira fácil de tirar um pouco da pressão de todos os apps, tags, textos, e-mails, reuniões, prazos e compromissos que podem facilmente aumentar nosso nível de estresse e nos deixar cansados e ansiosos.

Agora minha percepção: eu ouvi todas as músicas. Conhecia apenas duas delas (sim, da Adele e do Coldplay; ambos eu adoro. E Enya também, por causa da minha mãe que é super fã, hehe). Quando ouvi as músicas, não estava num estado ansioso, então foi bem “difícil” ouvi-las, pois traziam uma certa melancolia. Aliás, me causavam também certa ansiedade para apertar logo o pause ou pular de música, hehe.

Acredito que para ouvir essas músicas com o objetivo de reduzir a ansiedade, é preciso se preparar para tal. Usar fones de ouvido para não ser interrompido com nenhum outro som; estar sozinho e poder fechar os olhos e se concentrar no objetivo; enfim. Não estava “preparada” para isso, até porque minhas duas filhas estavam comigo, o que impossibilita qualquer tipo de concentração, hehe.

Mas em tempos em que grande parte das pessoas sofrem de ansiedade em algum nível, essa lista pode ser útil. Acho super válida a tentativa, afinal, tem embasamento científico. Mas, se você já tem suas músicas preferidas para um momento mais relax como eu, ouça-as! Eu criei uma playlist no Spotify com as 10 músicas que reduzem a ansiedade e adicionei 3 faixas “bônus” (as últimas), que são músicas que me deixam mais calma. Espero que gostem! 🙂

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *