Tenho certeza que você já ouviu falar esse “palavrão” aqui:
AUTORRESPONSABILIDADE
Mas, você sabe o que ela realmente quer dizer? E mais importante, o que a falta disso pode causar na sua vida?
Autorresponsabilidade não é apenas você se responsabilizar por suas escolhas/ações e suas consequências, mas é também ter consciência que muitas coisas que acontecem na sua vida, não estão no seu controle.
Isso mesmo! Mas, nesse caso, a autorresponsabilidade diz respeito ao O QUE você fará e COMO irá reagir a partir disso que você não tem controle.
Por que ser autorresponsável?
Autonomia, liberdade e poder sobre a própria vida têm um preço: a autorresponsabilidade.
Porém, em contrapartida, você fazer escolhas e tomar atitudes sem atribuir à si as consequências que lhe cabem, abre caminho para um vício bem comum hoje em dia: o VITIMISMO.
O vitimismo é a isenção de responsabilidade, mesmo das consequências dos próprios atos. E sabe qual o seu preço? É exatamente o oposto da autorresponsabilidade.
O que me vem à cabeça é a seguinte situação:
Dois irmãos brigando, juntos derrubam um vaso de vidro, que ao cair no chão, ele quebra. Assim que a mãe vai até os filhos, os dois dizem: “Não fui eu!”. Quem tem irmãos, provavelmente passou por isso várias e várias vezes, né?! Hehe
Claro que com criança, essa questão do vitimismo e autorresponsabilidade é bem diferente. Mas, infelizmente muitos adultos perpetuam esse tipo de comportamento, que é tão prejudicial inclusive, para a autoestima.

E o que é a vida adulta se não basicamente escolhas e decisões diárias?! Transferir a responsabilidade das consequências dos próprios atos é abrir mão de ter uma vida com sentido, já dizia o Viktor Frankl.
Se você não sabe a contribuição desse psiquiatra e psicoterapeuta acerca desses temas e quer saber qual é a última liberdade humana, te convido a assistir ao vídeo dessa semana no meu canal no Youtube:
E se gostar, não esquece de deixar um like. 😉
Abraços!