Olá! Tudo bem?
Atendendo a pedidos de alguns seguidores no Instagram, resolvi fazer o vídeo dessa semana sobre essa “síndrome” aí da imagem.
Mas, é uma doença?
Apesar do nome, a Síndrome do Impostor não é uma doença ou um transtorno mental. Na verdade, dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ela é uma crença central, que dá origem aos nossos pensamentos, ou seja, como interpretamos as situações. E nossas ações e emoções, são de acordo com nossos pensamentos.
É uma crença, onde resumidamente, a pessoa se considera uma fraude, acreditando inclusive, que as pessoas atribuem um valor que ela de fato não tem. Está sempre se criticando e desacreditando as próprias qualidades e conquistas.
No vídeo eu expliquei como “surgiu” esse termo, bem como os principais sintomas dessa condição e algumas atitudes que ajudam a melhorar alguns aspectos dessas crenças.
E como falei no vídeo, se está te causando prejuízo significativo, especialmente na sua carreira, não hesite em procurar ajuda psicológica. Um psicólogo que trabalhe com a TCC é a melhor opção, pois trabalhamos na reestruturação cognitiva da pessoa, para mudar essa crença disfuncional sobre ela mesma. E assim, ter comportamentos baseados nessa nova crença funcional sobre si.
Bom, para assistir ao vídeo, basta clicar aqui!
Ah! E se gostar do vídeo, deixa seu like e se inscreve no canal.
Abraço! 😉