- Quando suas emoções (sejam prazerosas ou desconfortáveis) estão muito intensas, você costuma comer?
- Você sente diz para si mesmo que precisa comer, pois merece (por ter tido um dia difícil ou para comemorar uma conquista)?
Se sim, então provavelmente você está “comendo” suas emoções.
Mas, o que isso significa?
Que basicamente, você está buscando alívio das emoções desconfortáveis e/ou querendo comemorar as emoções prazerosas, através da comida. Que, em sua grande maioria, são alimentos rápidos e não saudáveis.
Se pensarmos do ponto de vista humano, não comemos apenas por fome física (como os outros animais), mas comemos também para comemorar algo, por prazer, por alívio, etc. Isso é normal.
Porém, o problema é quando isso começa a ser muito frequente, quase que todos os dias. Ou seja, o problema é quando você começa a usar a comida como regulação emocional.
Regulação Emocional
Essa técnica consiste em qualquer atitude que você toma para poder lidar/manejar uma emoção que está sentindo naquele momento. Existem 2 formas:
- Problemática: usar a comida como regulação emocional, por exemplo.
- Adaptativa: fazer qualquer atividade que te relaxa e te acalma.
No vídeo dessa semana, eu explico tudo isso, além de te dar algumas dicas de como você pode parar com esse comportamento, que, além de prejudicar sua relação com a comida, consequentemente prejudica sua saúde física e mental.
Então, clique aqui para assistir ao vídeo.
E se gostar, deixe seu like e compartilhe com alguém que possa precisar.
Abraços! 😉