Blog

Arrume sua cama, mude sua vida!

Se você quer mudar sua vida (e o mundo), comece arrumando sua cama!

Isso mesmo! Segundo o ex-comandante da Marinha norte-americana William H. McRaven, que escreveu o livro Arrume a sua cama: pequenas atitudes que podem mudar a sua vida…e talvez o mundo, “Isso lhe dará uma pequena sensação de orgulho e irá encorajá-lo a fazer outra tarefa, e mais outra e mais outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias tarefas concluídas”, conta ele. E com certeza ele sabe alguma coisa sobre hábitos e disciplina, tendo servido à Marinha por quase 40 anos.

Ele ainda continua: “Se não consegue fazer as pequenas coisas direito, nunca conseguirá fazer coisas grandes direito. Se por acaso tiver um dia ruim, voltará para casa e encontrará uma cama arrumada por você. E uma cama arrumada dá a sensação de que o amanhã será melhor”.

Já o escritor Charles Duhigg, do famoso best-seller O Poder do Hábito, afirmou que fazer a cama todos os dias está correlacionado com o aumento da produtividade e maior sensação de bem-estar. Claro que não vai transformar tudo da noite para o dia, mas “essa pequena mudança inicial desencadeia reações que ajudam a surgirem outros bons hábitos”.

Benefícios de arrumar a cama

Sejamos sinceros: uma cama desarrumada é sinal de bagunça, de desorganização e/ou falta de planejamento. Se estamos com pressa e não temos 2 minutinhos para arrumar nossa cama, é porque acordamos atrasados; e se acordamos atrasados é porque não nos planejamos direito ou faltou um pouco de disciplina para levantar da cama. E é difícil um dia ser o mais produtivo possível, começando com desorganização numa das tarefas mais simples do dia.

Além dos citados acima, outro benefício é poder começar o dia com uma sensação de realização, pois já teremos concluído uma tarefa do dia (adoro um checklist!). Também, de acordo com o Feng Shui, criar esse hábito de arrumar a cama todos os dias, ajuda a organizar a mente e ajuda nossos pensamentos se tornarem mais objetivos e claros.

Dados concretos

A National Sleep Foundation (instituição especializada em sono nos Estados Unidos), realizou uma pesquisa e o resultado apontou que os participantes que arrumam a cama diariamente tem uma probabilidade 19% maior de terem uma boa noite de sono do que as pessoas que não fazem.

Um dado interessante: numa pesquisa com 68 mil pessoas, feita pelo Hunch.com, 59% dessas pessoas não faz a cama, enquanto que 28% faz e 13% tem uma empregada ou diarista, que fazem essa tarefa. Das pessoas que arrumam suas camas, 71% se consideram felizes; enquanto que 62% das que não arrumam suas camas admitiram estarem infelizes. Ainda segundo a pesquisa, as pessoas que arrumam a cama são mais propensas a gostarem de seus empregos, são donas de suas casas, se exercitam regularmente e se sentem descansadas. Por outro lado, as que não arrumam suas camas odeiam seus empregos, alugam apartamentos, evitam a academia e já acordam cansadas. Podemos dizer que as pessoas que arrumam suas camas são mais felizes e bem-sucedidas do que as que não arrumam suas camas.

Mas calma! Esses fatores mostram uma correlação, não uma causalidade! Isso não significa que as pessoas que não fazem a cama não podem ser felizes e bem-sucedidas, mas as probabilidades estão contra elas. E isso faz todo o sentido, já que um ambiente organizado pode impactar positivamente nosso estado mental!

Mas, e você? Arrumou sua cama hoje? 🙂

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *