Blog

Felicidade e Forças de Caráter

Oi gente, tudo bem?

Vamos falar um pouquinho sobre felicidade?!

Antigamente, Tales de Mileto, filósofo pré-socrático, trouxe a primeira definição de felicidade, que estava totalmente ligada a ter um corpo são e forte. Isso porque, na verdade, era necessário ter um corpo saudável e forte para a preservação da vida, por causa das batalhas e também das olimpíadas (que surgiram na época). O corpo, então, era muito valorizado e relevante para a sociedade na época.

Então, veio Sócrates dizendo que não basta um corpo são, se a vida não for pensada. E Platão, seu discípulo, trouxe que a alma precisa ser justa e virtuosa para se obter a felicidade. Assim, ambos ampliaram o conceito de felicidade incorporando mente e alma.

Após, Aristóteles criou o conceito de eudaimonia, que é até hoje o principal ponto na Psicologia Positiva (PP): cada pessoa possui forças e virtudes, que ele chama de daimon. E o caminho para a felicidade, segundo ele, é exercê-las com excelência, ou seja, da melhor forma que eu posso fazer nesse momento, com as condições que eu tenho.

Forças de caráter

Então, segundo a PP a felicidade está ligada a vivência dessas forças de caráter com excelência. Mas o que são forças de caráter? E como identificá-las?

Forças de caráter são características positivas individuais que todos nós temos, em diferentes níveis, e que se colocadas em prática, nos aproximam da nossa felicidade. Martin Seligman (psicólogo considerado o pai da PP), juntamente de seu colega Christofer Peterson acreditam que todos nós temos o poder de escolher viver uma vida focada no que temos de positivo ou de nos atermos aos aspectos negativos. E assim, eles decidiram entender qual é a melhor versão do ser humano.

Através de um longo estudo, eles identificaram seis virtudes valorizadas em diferentes culturas, tradições, religiões e períodos históricos. Eles procuraram coincidências, por exemplo na Bíblia, no Alcorão, nas culturas do Ocidente e do Oriente, etc. Eles também concluíram que o bom caráter pode ser cultivado. São essas as seis virtudes:

  • Coragem
  • Humanidade
  • Sabedoria e Conhecimento
  • Temperança
  • Justiça
  • Transcendência

Características das forças

Mas como essas virtudes são um tanto abstratas, fica difícil medir e mensurá-las. Assim, para compreender como desenvolvemos e alcançamos essas virtudes, foram criadas 24 forças de caráter, que são as manifestações ou os caminhos para se chegar nessas virtudes. E de acordo com o estudo, seguem algumas características das forças:

  • A força é um traço e pode ser observada em várias situações. Por exemplo, quando você ajuda alguém em uma ocasião, não significa que sua principal força é a bondade. A ideia é ser frequente ou o que você costuma fazer.
  • A força produz gratificação por ela mesma. Geralmente traz boas consequências, como alegria ou realização; e não são feitas por motivos externos, como dinheiro ou fama.
  • A força não diminui os outros em volta. Mas ao contrário ela inspira e motiva os demais a fazerem o mesmo.
  • Existem modelos positivos das forças. Como a relação Nelson Mandela e liderança ou Madre Teresa e o amor. Até podem ser personagens, como o Capitão América e honestidade/cidadania.
  • As forças são valorizadas em quase todas as culturas do mundo.

Como disse anteriormente, todos nós temos todas as 24 forças de caráter, mas como somos únicos em caráter e personalidade, também temos forças e habilidades principais, que diferem entre nós. E as que vão fazer maior diferença na minha vida são as minhas forças pessoais, ou seja, as mais autênticas para mim. Alguns autores consideram as cinco primeiras, enquanto outros consideram as sete primeiras, dentre as 24 forças.

Critérios para descobrir suas forças

Peterson e Seligman identificaram alguns critérios para que você possa descobrir quais são suas forças pessoais, ao observar sua lista de forças e verificar se as cinco primeiras (ou sete) são compatíveis com os critérios abaixo:

  • Ter a sensação de autenticidade (“é assim mesmo que eu sou”);
  • Sentir-se animado, alegre e até mesmo em êxtase quando a força é praticada;
  • Sensação de grande aprendizado ao exercer a força;
  • Sentimento de fortalecimento ao invés de exaustão;
  • Ideia de que é muito necessário ou inevitável usar essa força.

Por que identificar minhas forças de caráter?

O objetivo em identificar suas forças pessoais é usá-las no seu dia-a-dia, no âmbito pessoal, profissional e em todos os aspectos da sua vida. Para que assim, você consiga alcançar mais bem-estar, realização, significado e felicidade.

As Seis Virtudes com suas Forças de Caráter

  1. Virtude: Sabedoria e Conhecimento. Forças: criatividade, curiosidade, julgamento, amor por aprendizagem e perspectiva. Essas forças envolvem o ganho e utilização do conhecimento (considerados aspectos cognitivos). Quanto mais curioso e criativo você é, maior é o seu grau de perspectiva e mais sabedoria você tem.
  2. Virtude: Coragem. Forças: bravura, perseverança, integridade e vitalidade. Coragem é uma virtude valorizada em todo lugar, praticamente todas as culturas têm histórias de heróis que a representam.
    É a determinação para atingir objetivos importantes, principalmente diante de obstáculos internos e externos. Os atos são exercidos em momentos de adversidade – como na superação de medos ou desapontamentos – nos quais o caminho mais fácil seria ceder e desistir.
  3. Virtude: Humanidade. Forças: amor, bondade e inteligência social. A essência da Humanidade é a interação social positiva com familiares, amigos, conhecidos e até estranhos. Essas forças interpessoais envolvem cuidar e dar atenção para os relacionamentos humanos.
  4. Virtude: Justiça. Forças: cidadania, igualdade e liderança. Justiça refere-se à construção de uma vida saudável e sólida em comunidade. Justiça nos remete as leis. E o conceito é exatamente esse, algo que é igual, imparcial e justo para todos.
  5. Virtude: Temperança. Forças: perdão, humildade, prudência e autocontrole. Essa virtude protege e controla os excessos. Um termo similar é a moderação. Seria o controle de desejos, impulsos e necessidades. Seria alguém humilde, misericordioso, prudente e que controla seus comportamentos se previne de ser arrogante, egoísta e outras características que envolvem excessos.
  6. Virtude: Transcendência. Forças: apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança, bom humor e espiritualidade. Essa virtude retrata forças emocionais que estabelecem conexão com algo que tenha um significado maior que você. Esse significado pode ser outras pessoas, o futuro, o divino ou o universo.

Adquirir autoconhecimento é um passo fundamental para a mudança pessoal positiva. E ter consciência das suas forças pessoais pode ajudar na sua busca pela felicidade e a viver com mais propósito.

Teste Forças de Caráter – VIA Institute

Então, clique aqui para fazer o teste de forças de caráter, para que você possa identificar suas forças pessoais e começar a usufruir delas ao máximo na sua vida, além de descobrir com qual intensidade está utilizando as demais. Lembrando que as forças não são imutáveis, ou seja, se eu realizar o teste novamente em alguns meses ou anos, os resultados podem ser diferentes.

*Esse teste é gratuito e concedido pelo VIA Institute on Character, que é uma organização internacional especializada na ciência das forças de caráter.

O site é em inglês, mas você pode alterar o idioma antes de iniciar o teste. Então, todas as perguntas e respostas serão em português. É um teste longo, com mais de 100 perguntas e leva cerca de 30 minutos para responder tudo. Mas, não se preocupe, pois se tiver que interromper antes de terminar, ele salva as respostas já feitas.

Antes de submeter suas respostas, o site pede informações como sua localidade e o por quê quis realizar o teste. Essa parte está em inglês, mas não é necessário preencher. Pode simplesmente clicar no botão azul “Complete Survey”. Após, você irá receber um e-mail com o resultado do seu teste.

Um abraço!

Referências:
Livro Felicidade autêntica. Martin E. P. Seligman
Site: https://www.viacharacter.org/www
Site: https://positivepsychologyprogram.com/classification-character-strengths-virtues/#csv-handbook-list

*A imagem pertence ao banco de imagens do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *