Blog

Falta de Tempo ou de Controle?

Oi! Tudo bem?

Hoje vou trazer um assunto que pode incomodar um pouquinho, mas acho super necessário falar sobre ele:

Gestão do tempo

Por um acaso você tem aquela sensação de estar sempre correndo? Sempre na correria do dia a dia?

A verdade é que cada vez mais estamos vivendo sempre na correria e não estamos dando conta de tudo. Cada vez mais atividades, mais tarefas, mais informações para consumir e para dividir, mais séries novas na TV, mais lançamentos de filmes…ufa! A lista não tem fim!

E quando não damos conta, tendemos a nos sentir ansiosos e também desmotivados, pois não conseguimos fazer tudo. E o que acontece com muita gente, é passar a viver só para o “happy hour” ou para o fim de semana, sempre torcendo para que ele chegue logo, deixando de viver intensamente os outros dias da semana (como fazemos no fim de semana). Aí fica muito mais “fácil” estar sempre reclamando do trabalho, das tarefas do dia a dia não concluídas e lamentar por falta de tempo.

Mas será que é mesmo falta de tempo?

Falta de tempo não tem a ver com falta de horas, mas sim em como estamos utilizando e fazendo a gestão dessas horas. Eu tenho quase certeza que se tivéssemos 26 ou mesmo 30 horas no dia, preencheríamos todas essas horas e ainda reclamaríamos que precisaríamos de mais, não é mesmo?

Precisamos parar de correr e começar a andar na direção daquilo que é importante, que faz sentido de verdade para nós e literalmente parar de perder tempo. E quando passamos a entender o que realmente faz sentido na nossa vida, o que realmente importa, ela vai começar a passar na velocidade certa, tendo aquela sensação de que estamos aproveitando cada minuto e sendo produtivos.

Também, quando a gente entende o que é ter tempo e como fazer o tempo render, começamos a ter mais resultados positivos na nossa vida de maneira geral, sem perder o equilíbrio. Com mais tempo conseguimos ter mais relacionamentos e de maior qualidade; conseguimos estudar mais; ganhar mais dinheiro; ter mais saúde; etc.

Dicas

Boa parte do nosso tempo hoje é perdido em função dos vícios que a gente tem (aí que reclamamos que estamos sem tempo). Acho que você concorda que hoje, mais do que nunca, nos viciamos em redes sociais.

E falando no “vilão” em maior evidência hoje, o Instagram nos oferece uma ajuda para que nós controlemos esse uso. Ele oferece um recurso que eu gosto muito, que faz uma média diária de quanto tempo você passou usando o aplicativo, na última semana. Ele também te dá a possibilidade de gerenciar seu tempo no aplicativo, para que coloque um alerta toda vez que você atingir o tempo máximo diário, estipulado por você mesmo.

Então, se por exemplo eu estipular 2 horas de uso diário, quando eu atingir esse tempo, ele me mandará um alerta. Além de também poder escolher quais notificações quero receber ou silenciar. Eu acredito que esse é um excelente recurso de autocontrole. É só entrar no seu perfil, clicar nas três linhas horizontais no canto superior direito e então clicar em “Sua atividade”.

O próprio celular tem esse recurso, mas de uso geral do aparelho. Não sei como acessar no Android, mas no Iphone é só deslizar a tela inicial para a direita e ao rolar a barra para baixo, aparece o “Tempo de Uso”. Ao clicar, ele te mostra o tempo de uso hoje, com gráficos, além de mostrar os aplicativos em ordem de maior tempo de uso.

Ele também mostra uma média diária nos últimos 7 dias. Quando temos uma demonstração visual como essas, podemos ver de fato onde está o problema, o que nos ajuda a tomar atitudes concretas. Na verdade, eu acho que os resultados desses relatórios de uso podem te surpreender, pois provavelmente você irá “encontrar” aquelas horas perdidas no seu dia.

Outra dica que pode ajudar muito é sair daqueles grupos de Whatsapp que não nos agregam em nada. Sair mesmo, não silenciar. E sair sem medo de “retaliações”. Pode, claro, enviar uma mensagem dizendo o porque está saindo. E sabe por quê? Porque nós somos seres curiosos e quando vemos a tela do celular piscando ou ouvimos a notificação, nós queremos ver o que é.

Mesmo que não seja nada importante e a gente nem abra a mensagem, acabamos interrompendo o que estávamos fazendo, como um projeto, uma tarefa e acabamos perdendo o foco totalmente. Sem contar que olhar aquelas mensagens nos leva a ler outras, e aí esticamos para o Facebook, o Instagram, e quando vemos, lá se foi 1 hora ou mais.

Mas, pensa comigo, se a gente não tiver coragem de sair de um simples grupo de Whatsapp, que está roubando nosso tempo, será que vou ter coragem de fazer as mudanças necessárias na minha vida para ter mais resultados e mais tempo para o que realmente importa?

Nosso maior recurso: o tempo

Aquela famosa frase “tempo é dinheiro” é muito simples para definir algo tão complexo quanto o tempo. Tempo é sim dinheiro, mas é também saúde, pessoas e relacionamentos, emprego, melhores resultados, e tantas outras coisas. E estamos perdendo tudo isso para essas coisas fúteis que literalmente roubam nosso tempo. Se essas perdas continuarem, o tempo vai continuar passando sempre rápido para nós. Por isso, precisamos mudar o uso do nosso tempo, se quisermos ter uma vida muito melhor vivida. Quando usamos nosso tempo direcionado e focado para atingir um objetivo, o resultado acontece.

Considerando tudo isso, será que estou disposto (a) a tomar uma atitude e fazer diferente ou vou continuar levando minha vida assim, desperdiçando tempo? Não é uma decisão fácil, pois mexe com mudança de hábitos, de vida, com nosso mindset, enfim.

Infelizmente, as vezes precisamos da dor para sair da inércia e mudar totalmente, mas não precisamos deixar chegar nesse ponto, podemos tomar atitudes antes e controlarmos nossa vida e nosso tempo com sabedoria.

Até mais! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *