Oie!
Decidi colocar o texto do post de hoje no Instagram aqui, pois ele ficou muito grande. E acho que fica melhor ler por aqui. Mas, enfim, fica a critério de cada um.
E como eu expliquei no vídeo de ontem no Youtube, a autoeficácia é a confiança que você tem de que consegue atingir seus objetivos com sucesso. É ter as habilidades para tal e também se sentir capaz ao mesmo tempo.
Mas, você não consegue ser autoconfiante apenas tendo as habilidades e sem confiança; e nem tendo somente confiança e sem as habilidades necessárias. Ou seja, autoconfiança/autoeficácia é a junção desses dois aspectos.
E aqui trago 7️⃣ dicas que Walter Riso traz no seu livro “Apaixone-se por si mesmo”, para vencer a baixa autoeficácia e/ou mantê-la num nível adequado:
1️⃣Elimine o “não sou capaz”:
❌Cada vez que repete isso, você confirma e reforça sua sensação de insegurança, o que irá te travar.
✅Quando se perceber com esse tipo de diálogo interno, expulse da sua mente. Faça outra atividade que te distraia ou reforce suas habilidades (estude mais, pratique mais, etc.).
2️⃣Não seja pessimista:
❌Não antecipe o futuro negativamente e não crie expectativas de fracasso e incapacidade-“Não vou conseguir”. Essas profecias negativas costumam se cumprir, justamente porque suas ações serão de acordo com o que acredita, que não irá conseguir.
✅Ao se perceber pessimista, se pergunte se está sendo realista ou não. Independente do resultado, verifique a validade dessas previsões com a realidade. Esse hábito é bom para perceber que suas previsões geralmente não são exatas.
3️⃣Não seja fatalista:
❌Você constrói seu próprio futuro, portanto, tem o poder de mudar muitas coisas. Os infortúnios não são incontroláveis. Não atribua tudo à sorte ou azar, pois assim, sua autoeficácia não poderá crescer.
4️⃣Procure ser realista:
✅foque no seu ponto de controle interno, de maneira realista. Se responsabilize por aquilo que realmente teve a ver, e não com o que gostaria que tivesse. Aceite seus sucessos e também aceite sua parcela de responsabilidade nos fracassos.
✅Anote (a linguagem escrita permite uma melhor análise) sua contribuição real para o bom e o ruim que te acontece. Somente sua contribuição, de mais ninguém.
👏🏻Se parabenize por suas conquistas (autoelogio) e avalie sua participação no fracasso para tentar modificá-la, não para se punir.
5️⃣Não recorde apenas as coisas ruins:
❌A visão negativa de si se alimenta principalmente das lembranças. Se sua autoeficácia for baixa, os fracassos terão mais relevância em sua memória do que os sucessos. Essas lembranças só confirmarão a crença negativa que tem de si, e você ficará nesse looping.
✅Durante alguns minutos por dia, tente ativar sua memória positiva. Anote esses sucessos do passado e procure mantê-los ativos e presentes, sem subestimá-los-“Isso não foi nada”. E não fique voltando obsessivamente ao negativo. Você gosta de assistir um filme ruim várias vezes?🤔
6️⃣Reveja suas metas:
❌Com pouca autoconfiança, você irá acomodar suas metas à sua suposta incapacidade, se subestimando. Ou nem terá metas. Não deixe que seu medo e insegurança decidam por você. Quando não há desafios, a resignação (conformidade) dirige sua vida.
✅Faça uma lista de coisas que deixa de fazer por medo e se pergunte quantos sonhos, desejos são o que realmente gostaria de fazer e quantos se adaptam ao seu menosprezo. Questione também quanta resignação há em você.
Suas metas atuais mostram confiança ou falta de confiança em si mesmo? Não acha que tem direito de esperar mais de si e da vida?
7️⃣Teste-se e arrisque-se:
Todas essas afirmações acima, sem ação, não servem de nada.
Agir é o passo decisivo e fundamental para atingir seus objetivos. E a única forma de confiar em si mesmo é se testando.
✅Ao decidir agir e enfrentar seus medos e inseguranças, os seis passos anteriores te ajudarão a não distorcer a realidade a favor do seu automenosprezo.
⚠️Aquela filosofia de “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” é uma passagem para o conformismo e a paralisação. O que poderia acontecer testando novos desafios? Fracassar de novo? Anote, analise, faça novas e diferentes tentativas.
Ninguém aprende por tentativa e sucesso, e sim por tentativa e erro.
E aí…te ajudou de alguma forma? Bora trabalhar sua autoconfiança?!
Beijos e ótima quinta! 🙂