Blog

Você Sabe o Que é Vulnerabilidade?

Oie! Tudo bem?

O penúltimo vídeo no meu canal no Youtube foi sobre vulnerabilidade. E o vídeo de hoje também!

O que é realmente?

Muita gente associa vulnerabilidade com fraqueza, como se fosse algo prejudicial. Mas, a maior autoridade nesse tema, a Brené Brown explica porque vulnerabilidade e coragem são sinônimos.

Quando você se propõe a mostrar quem você é por inteiro, com todas as suas imperfeições, dificuldades e vulnerabilidades, além das suas qualidades e virtudes, você está sendo corajoso por isso.

Principalmente num mundo virtual, onde a maioria do que é postado são somente as coisas boas e dignas de admiração e likes. As dificuldades, os erros, e as vezes que as coisas não dão certo são omitidas, justamente para não demonstrar fraqueza.

Mas, o que perdemos com isso?

Acho que algo que se perde nesse tipo de prática, é, além da autenticidade, muitas oportunidades também. Ela explica no seu livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, que por medo de ficarmos vulneráveis, ou por vergonha, deixamos passar muitas oportunidades.

Por exemplo, quem nunca ficou com medo de falar “Eu te amo” primero num relacionamento? Dizer essa frase a alguém, não é ficar extremamente vulnerável? Não é se expor muito, ser inundado de incertezas e assumir um risco emocional enorme?

Se aceitar tudo isso ao dizer o que se sente não for corajoso, eu não sei o que é! Fora tantas outras situações em que nos colocamos em posições extremamente vulneráveis, aceitando os riscos, e ainda assim somos considerados fracos.

Eu propus uma reflexão bem legal no vídeo, sobre o que você considera fraqueza e o que você considera coragem, a partir de relatos reais dos participantes da pesquisa da Brené sobre o tema, que está no livro dela que eu citei.

Vulnerabilidade X Fraqueza

Depois de assistir aos vídeos, acho que fica cada vez mais claro que vulnerabilidade se trata de verdade e coragem (que muitas vezes são desconfortáveis), do que fraqueza.

E esse desejo de nos expormos por completo vai nos transformando, nos tornando um pouco mais corajosos a cada vez.

Clique aqui para assistir ao primeiro vídeo.

E clique aqui para assistir ao segundo vídeo.

Se gostar, deixa seu like nos vídeos e se inscreve no canal.

 

E quando te faltar coragem para dizer ou fazer algo, seja por vergonha ou qualquer outro motivo, se faça a seguinte pergunta:

“O que vale a pena fazer, mesmo que eu fracasse?”

Abraços! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *