O quanto nossos pensamentos influenciam no nosso estado emocional? Se quer influenciam?
Influenciam e muito! E esse foi o tema do vídeo dessa semana e que vou falar resumidamente aqui.
Essa mente que não pára!
Nossa mente está sempre especulando, pensando, imaginando…muitas vezes, mais do que deveria. E você sabe o que é isso? São chamados de pensamentos automáticos, justamente porque são rápidos, involuntários e muitas vezes nem nos damos conta deles. Eles simplesmente aparecem!
O pensamento automático é justamente a interpretação que fazemos das situações ou dos fatos. E eles podem vir em forma de frases ou de imagens, como se imaginar numa situação (“Todo mundo vai rir de mim na apresentação”, por exemplo).
E quando estamos com alguma dificuldade psicológica, nós interpretamos as situações ou fatos de maneira equivocada. E essas interpretações passam a ser chamadas de pensamentos disfuncionais. E pensamentos disfuncionais podem causar sofrimento emocional e comportamentos disfuncionais, que mantém ou pioram o problema.
Modelo Cognitivo

Esse é o modelo cognitivo, que é a premissa da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), linha teórica que eu trabalho. Com essa imagem, fica claro entender como funciona esse processo. As emoções não simplesmente “brotam” na gente, mas tem toda uma ordem nesse processo.
E, assim como os pensamentos automáticos, nós também temos emoções todos os dias. Sendo assim, definir, separar e compreender as diferentes partes dessa experiência, são passos importantes para aprender a manejar suas emoções e todas as suas reações.
Vídeo
Se você ainda não assistiu, aproveita e clica aqui para assistir ao vídeo no meu canal no Youtube. No vídeo, eu compartilhei dois exercícios para te ajudar a começar a tornar esse processo mais consciente, possibilitando uma mudança significativa no seu estado de humor.
Também indiquei um livro ótimo, um guia completo para que sua mente não domine sua vida. 😉
E conforme eu prometi, segue um exercício que uso muito com meus pacientes para te ajudar a se perceber seus pensamentos e como eles podem estar influenciando suas ações e suas emoções. Basta clicar no link abaixo:
Ah! E se gostar do vídeo, deixa um like lá. 🙂
Beijos no coração!